Dicionário dos Cachos #2 - Low Poo/No Poo

Oi meus amores, tudo bem? Mais um episódio do dicionário dos cachos, hoje vamos falar sobre técnicas para lavar os cabelos, mais se você perdeu o primeiro post sobre os tipos de cachos, é só clicar aqui.


Como mencionei em cima Low Poo/No Poo são técnicas de lavagem, para algumas pessoas, os sulfatos encontrados nos shampoos e responsáveis pela limpeza e espuma dos mesmos, lavam não somente a sujeira dos fios, mais também os óleos naturais  e os lipídios dos cabelos e do couro cabeludo, responsáveis não só pela sedosidade, como também a proteção capilar.

Ambas as técnicas foram divulgadas pela cabeleireira Lorraine Massey, em seu livro Curly Girl. Neste livro a cabeleireira sugeria a utilização de pouco shampoo (Low Poo), ou abolir o uso completo de shampoos (No Poo). 

Fonte: Meu Cabelo Natural

A prática de Low Poo, defende a utilização de shampoos com agentes de limpeza de caráter leve, que não agridem a fibra capilar. Substâncias como Betaína cocamidopropyl (Anfótero) e Sulfossuccinato de Sódio de Dioctilo, são mais leves, fazem menos espuma e proporcionam limpeza aos fios sem retirar a proteção natural do couro cabeludo. 
A técnica também defende a utilização de produtos que não contenham em sua fórmula Petrolatos (parafina líquida -óleo mineral-, vaselina). O uso constante de petrolatos deixa o cabelo pesado e mascara a saúde dos fios.


No No poo,  é abolido o uso de shampoos, mesmo os de caráter mais leves. Sendo assim, além dos petrolatos, não utiliza qualquer produto (máscaras, leave-in, condicionadores) que contenham silicones insolúveis em água, pois estes só são retirados do cabelo com shampoo.  

0 Comentários Plump: